É sempre com júbilo que lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o maior dos profetas. "Em verdade vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João Batista..." (Mt 11, 11-14).

Anunciou a vinda do Messias e ao denunciar os vícios e as injustiças deu cumprimento à profecia do anjo a seu respeito: "Pois ele será grande diante do Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus; e ele mesmo caminhará à sua frente..." (Lc 1, 15).

Estejamos prontos, nós também, para acolher o Mais Forte, impelidos pela missão profética a nós conferida desde o batismo. Prontos para seguir o Senhor com a mesma fidelidade com que ele, o precursor, o seguiu.

Que São João Batista, nosso glorioso padroeiro, abençoe nossa comunidade inteira. E que a graça e a misericórdia de Deus estejam com todos.

Oração

São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo”.

São João, pregador da penitência, rogai por nós.

São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós.

Amém.